Professor Nilo Jorge 

CLIQUE AQUI para entrar no preparatório para legista 

IV CONAF (CONGRESSO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA FORENSE)

 Unit - Universidade Tiradentes - Aracaju, SE

 23 de abril de 2020, 08h - 25 de abril de 2020, 13h

Descrição do evento

O Congresso Nacional de Antropologia Forense (CONAF) é o evento mais tradicional de Antropologia Forense do país. Em 2020, celebrará a sua IV edição. O CONAF é um evento itinerante realizado pela Associação Brasileira de Antropologia Forense, ocorrendo a cada dois anos. Exerce, ainda, uma importância fundamental na divulgação e promoção de pesquisas nas diversas áreas envolvidas, por atrair estudantes de graduação e pós-graduação, assim como peritos oficiais e pesquisadores convidados do Brasil e de outros países.

*Haverá dois cursos pré-congresso, no dia 22/04/2020*:

Curso 01 - Hands-on em Antropologia Forense. 

Horário: 14:00h às 18:00h.

Vagas: 20.

Público-alvo: alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área forense e afins.

***Para uma melhor experiência nesse curso, é desejável que o participante possua conhecimento básico de osteologia e/ou de Antropologia Forense.

Ministrado pela Profª Eugénia Cunha (Professora Catedrática da Universidade de Coimbra e Diretora do INMLCF, Delegação Sul, Lisboa, Portugal).

Os participantes serão convidados a realizar vários exercícios práticos, percorrendo estações e respondendo às questões formuladas em cada uma. Os casos irão desde fragmentos ósseos a ossos queimados, ossos de animais e ossos humanos completos. Através desses exercícios, os participantes poderão avaliar seus próprios conhecimentos em osteologia de adultos e não adultos e praticar com casos reais.

 

Curso 02 - Aplicação da Arqueologia Forense em contextos da Antropologia Forense.

Horário: 08:00h às 12:00h.

Vagas: 30.

Público-alvo: alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área forense e afins.

 

Ministrado pelo Prof. Andersen Liryo (Professor Adjunto do Departamento de Antropologia, Setor de Antropologia Biológica, Museu Nacional/UFRJ).

Os participantes serão convidados a vivenciar uma oficina com a demonstração de métodos e técnicas básicas em Arqueologia, voltadas principalmente para identificação e trabalho em contextos forenses. Na primeira parte do curso, será feita uma exposição teórica dos principais métodos e técnicas em Arqueologia Forense, especialmente voltada para a análise estratigráfica dos contextos investigados. Na segunda parte, será feito um exercício prático de escavação em um contexto forense simulado, onde os alunos poderão ver como aplicar alguns dos métodos e técnicas, para auxiliar nas buscas e localização de desaparecidos.

fonte : https://www.sympla.com.br/iv-conaf-congresso-nacional-de-antropologia-forense__715054